Anúncio
SAÚDE

Profissional de nutrição da fronteira ganha destaque com seu trabalho

O nutricionista Carlos Henrique Pereira dos Santos criou técnicas para melhorar qualidade nutricional das dietas

26/11/2019 17h36
Por: Redacao
876
Carlos Henrique Pereira dos Santos, nutricionista responsável técnico do Hospital da Cassems de Ponta Porã
Carlos Henrique Pereira dos Santos, nutricionista responsável técnico do Hospital da Cassems de Ponta Porã

Pela eficiência e qualidade do seu trabalho, o nutricionista Carlos Henrique Pereira dos Santos, responsável técnico da sua área de formação no Hospital Cassems de Ponta Porã desde março de 2018, está inovando o setor com a criação de técnicas que ajudam a melhorar a qualidade nutricional das dietas. O diferencial criado por ele deu tão certo, que agora a sua técnica está sendo compartilhada com outras unidades hospitalares da Cassems em Mato Grosso do Sul.

Atualmente Carlos Henrique é responsável por todo o cardápio servido aos pacientes e servidores da unidade de Ponta Porã. Recentemente foi convidado para compartilhar suas experiências através de treinamento em Campo Grande, onde apresentou o seu modelo de trabalho. “Tive o privilégio de ser escolhido para ministrar esse treinamento por conta do bom trabalho que venho desenvolvendo dentro do hospital. Amo ser nutricionista e amo a gastronomia. Criei técnicas para melhorar a qualidade nutricional das dietas, criamos colágenos para adicionar nas sopas, usamos molho de tomate caseiro com manjericão, tempero caseiro com ervas aromáticas, requeijão caseiro, produzimos nosso próprio pão com erva doce, elaboro todos os cardápios do hospital e dietas personalizadas trabalhando com minha equipe de autoestima elevada, sempre buscando desenvolver um atendimento humanizado e tudo isso tem reflexo na qualidade da alimentação que é servida”, destaca.

Carlos Henrique atua no setor de clínica, nutrição e dietética e faz atendimento ambulatorial de convênios como a Cassems, Fusex, Pax, Materdei e particular, sempre com atendimento humanizado, individualizado. “Fui convidado pela Coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Cassems de Campo Grande, a nutricionista Daniela Wanderley de Mendonça Bonazoni, para nos dias 18, 19 e 20 de novembro ministrar um treinamento para as nutricionistas de UAN (unidade de alimentação e nutrição) setor de cozinha e junto com as nutricionistas clínicas que fazem a parte de assistência hospitalar, com o tema de Gastronomia Clinica. O treinamento teve como base desenvolver técnicas e estratégias nutricionais usando a gastronomia hospitalar para ampliar os conceitos gastronômicos diante das dietas hospitalares, a fim de melhorar as características sensoriais das preparações em todos os aspectos, promovendo nutrição e saúde, humanização e respeito ao paciente”, disse.

Segundo Carlos Henrique, durante o treinamento primeiro foi feita uma análise de campo da rotina hospitalar do setor de nutrição em todas suas etapas desde a linha de produção até a entrega das dietas; depois foi ministrada uma palestra de gastronomia clínica demostrando todos seus conceitos e estratégia das dietas hospitalares, devido que, nas dietas hospitalares são identificados em diferentes aspectos, que vão desde a identificação precisa de necessidades e expectativas dos clientes, até a tradução mais fidedigna em produtos saudáveis, nutritivos, atrativos e saborosos e, principalmente, que colaborem para a manutenção e recuperação do estado nutricional. “Ainda é necessário resgatar a associação do prazer ao consumo de alimentos, mesmo que façam parte de dietas restritas e controladas. Com o aumento da expectativa de vida e as crescentes informações divulgadas sobre saúde de forma geral, o consumidor procura cada vez mais uma alimentação saudável para a prevenção de doenças. Paralelamente, os avanços da ciência permitem um melhor conhecimento sobre as propriedades dos alimentos. A humanização dos serviços de nutrição e dietética deve ser o principal propósito quando se deseja integrar princípios dietéticos com a gastronomia, sendo representado, principalmente, pelo atendimento nutricional individualizado e personalizado como sendo o maior diferencial para o alcance dos conceitos de gastronomia hospitalar. E no 3° momento foi feito feedback com a equipe de nutrição para melhoria e qualidade das dietas hospitalares”, ressalta o nutricionista da fronteira.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ponta Porã - MS
Atualizado às 12h52
19°
Nevoeiro Máxima: 26° - Mínima: 21°
19°

Sensação

19 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Prefeitura Municipal de Amambai
Câmara Municipal de Ponta Porã
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas