Anúncio
NOITE DE AUTÓGRAFOS

Livro retratando a trajetória de Irmã Dulce será lançado amanhã em Ponta Porã

Autor, Graciliano Rocha viveu na fronteira nos anos 1980 e 1990, antes de fazer carreira internacional em grandes jornais do Brasil e do exterior

26/11/2019 11h24Atualizado há 3 semanas
Por: Redacao
387
Graciliano Rocha viveu na fronteira nos anos 1980 e 1990
Graciliano Rocha viveu na fronteira nos anos 1980 e 1990

Ponta Porã recebe nesta quarta-feira (27) o lançamento do livro “Irmã Dulce, a Santa dos Pobres", a biografia da primeira mulher brasileira declarada santa pela Igreja Católica. Presente nas listas de best-sellers do país desde outubro, a obra é resultado de oito anos de pesquisa do jornalista Graciliano Rocha, que consultou documentos pelo Brasil, Estados Unidos e Itália.

O lançamento e a noite de autógrafos acontecem na Câmara de Vereadores de Ponta Porã (avenida Brasil, 3470, centro) a partir das 18h desta quarta-feira. O livro foi publicado pela Editora Planeta.

O livro retrata a trajetória Irmã Dulce do nascimento em 1914, descreve como ela conseguiu ser considerada santa ainda em vida por causa da dedicação que tinha pelos pobres e oferece detalhes dos dois milagres atribuídos a ela que resultaram na canonização. A revista Veja considerou o livro "a mais completa biografia sobre a freira baiana."

A obra mostra como Irmã Dulce se transformou em uma das figuras mais influentes do catolicismo brasileiro e reconstitui encontros da freira com Madre Teresa de Calcutá e com o papa João Paulo II.

O livro examina Irmã Dulce além da religião. Trata-se de uma mulher forte e empreendedora, que fundou um hospital, criou um orfanato e era o último recurso de pobres e doentes que não tinham outra porta a bater. Isso foi especialmente importante em uma época em que não existia o SUS e pessoas sem carteira assinada não tinham direito a atendimento em hospitais públicos.

A obra também ilumina o perfil político de Irmã Dulce ao examinar a relação da religiosa com o poderoso Antonio Carlos Magalhães e praticamente todos os presidentes da República desde Eurico Gaspar Dutra (1946-1950). De João Figueiredo (1979-1985), último presidente do regime militar, arrancou risadas e dinheiro para ampliar sua obra. Nenhum político foi tão próximo dela quanto o presidente José Sarney. Ela era uma das poucas pessoas que tinha o número de telefone que ficava na mesa do presidente no Palácio do Planalto.

Entre os mais de 100 entrevistados estão familiares da freira e importantes representantes dos meios cultural, político e empresarial, como o escritor Paulo Coelho, o ex-presidente Sarney, o banqueiro Angelo Calmon Sá e o empreiteiro Norberto Odebrecht (1920-2014), este último amigo próximo da freira por mais de 50 anos.

O livro estará à venda na ocasião do lançamento por R$ 50.

O AUTOR TEM LIGAÇÃO FORTE COM PONTA PORÃ

Nascido em São Paulo em 1976, Graciliano tem uma forte ligação com Ponta Porã, onde morou entre 1985 e 1992, tendo estudado nas escolas São José e Mappe. Depois, retornou à cidade onde trabalhou como jornalista do Jornal da Praça e da TV Sulamérica (atual TV Morena) entre 1996 e 1999.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Graciliano construiu carreira como repórter e editor em grandes veículos brasileiros e internacionais. Repórter do jornal Folha de S.Paulo por mais de uma década, ele foi correspondente internacional em Paris, cobrindo temas como a renúncia do papa Bento XVI e a Guerra do Mali (África), e a Operação Lava Jato.

Atualmente, ele dirige a operação brasileira de notícias do site BuzzFeed News, um dos pesos-pesados da cobertura política nos Estados Unidos. No BuzzFeed, ele coordenou as coberturas das eleições presidenciais do México e do Brasil em 2018 e foi ganhador, como editor, do Prêmio Petrobras de Jornalismo, principal honraria do jornalismo brasileiro.

Logo depois do lançamento do livro, Graciliano vai receber o título de cidadão pontaporanense da Câmara de Vereadores. A honraria foi proposta pelo vereador Paulinho e aprovada por unanimidade por todos os legisladores da Casa.

O lançamento do livro tem o apoio da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, que cedeu espaço para a noite de autógrafos, e da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã).

SERVIÇO:

LANÇAMENTO E NOITE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO “IRMÃ DULCE, A SANTA DOS POBRES”, DE GRACILIANO ROCHA.

LOCAL: Câmara de Vereadores de Ponta Porã

DATA: Quarta-feira, 27 de novembro

HORA: 18h00

VALOR DO LIVRO: R$ 50.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ponta Porã - MS
Atualizado às 22h11
24°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
24°

Sensação

15.3 km/h

Vento

75.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Prefeitura Municipal de Amambai
Câmara Municipal de Ponta Porã
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas