Terça, 23 de Julho de 2024
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades DOURADOS

Câmara faz audiência pública para discutir cofinanciamento de vagas em comunidades terapêuticas

A audiência atende solicitação do Conselho Municipal de Política sobre Drogas

03/07/2024 14h28
Por: Redacao Fonte: Assessoria/CMD
Vereador Sergio Nogueira é o propositor da audiência pública desta quinta, 04 - Foto: Francielle Grott/CMD
Vereador Sergio Nogueira é o propositor da audiência pública desta quinta, 04 - Foto: Francielle Grott/CMD

A Câmara Municipal de Dourados, por meio da proposição do vereador Sergio Nogueira (PP), fará audiência pública nesta quinta-feira, 4, a partir das 19h, com o tema ‘Os Desafios para o Cofinanciamento de Vagas em Comunidades Terapêuticas de Dourados’. Esta audiência atende a uma solicitação do Conselho Municipal de Política sobre Drogas - Comad - e das comunidades terapêuticas do município.
As comunidades terapêuticas de Dourados são instituições sem fins lucrativos que atuam no acolhimento e tratamento de pessoas com dependência química. Muitas dessas pessoas estão em situação de rua e com vínculos familiares rompidos, encontrando-se em extrema vulnerabilidade social e sem condições de contribuir financeiramente para sua manutenção nas instituições. Conforme Sergio Nogueira, “as comunidades terapêuticas sobrevivem principalmente através de promoções, eventos, vendas, parcerias com outros órgãos da sociedade civil, empresas, contribuições de pessoas físicas denominadas mantenedores, e ajuda de familiares quando possível”.
Durante a audiência pública, a coordenadora Bárbara Mesquita, da Coordenadoria de Proteção à Pessoa em Situação de Rua e Política Sobre Drogas – Coprad – fará uma palestra sobre a experiência de sucesso de Campo Grande com o Programa de Ação Integrada e Continuada – PAIC. Este programa é uma iniciativa da coordenadoria de política sobre drogas do município de Campo Grande, que financia vagas em comunidades terapêuticas e realiza um trabalho técnico intersetorial. O objetivo é acompanhar o processo de tratamento dos acolhidos, ajudando-os a reintegrar-se na sociedade com saúde restabelecida, estudos concluídos, formação profissional, e vínculos familiares fortalecidos. “Esta é a meta para Dourados: fortalecer o trabalho das comunidades terapêuticas e alcançar melhores resultados no tratamento da dependência química, envolvendo todas as políticas públicas”, enfatiza o parlamentar.
Ainda na programação do evento, o coordenador de Políticas sobre Drogas de Dourados, Leandro Guimarães, apresentará sua experiência. Biomédico e terapeuta em dependência química e codependência familiar, ele discutirá as demandas e a realidade local, além de compartilhar os esforços para construir um plano municipal de políticas sobre drogas.
O vereador Sergio Nogueira destaca a importância da audiência pública: "o tratamento da dependência química é um desafio complexo que requer a integração de diversas políticas públicas. Queremos fortalecer o trabalho das comunidades terapêuticas que há mais de 30 anos têm contribuído para a recuperação de pessoas, a custo zero para o governo. Precisamos do apoio do poder público para que essas instituições possam continuar a transformar vidas e reinserir pessoas na sociedade".
A população douradense é convidada a participar da audiência pública para exercer seu direito de ser ouvida e contribuir para o fortalecimento das comunidades terapêuticas, que têm desempenhado um papel crucial na recuperação de dependentes químicos e na reintegração deles na sociedade. Haverá emissão de certificado de 4 horas, basta se inscrever pelo link: abre.ai/audienciapublicasobredrogas. A Câmara fica localizada na Av. Marcelino Pires, 3600, Jardim Paulista.

São Paulo, SP
Atualizado às 14h06
23°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 24°

22° Sensação
4.63 km/h Vento
28% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias