Quinta, 13 de Junho de 2024
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades AGRONEGÓCIO

Palestras na Ponta Agrotec 2024 unem Inovação e Tecnologia no Agronegócio

A Ponta Agrotec 2024 acontece de 12 a 15 de junho no Majestic Hall em Ponta Porã

09/06/2024 08h14 Atualizada há 4 dias
Por: Redacao
Palestras na Ponta Agrotec 2024 unem Inovação e Tecnologia no Agronegócio
Palestras na Ponta Agrotec 2024 unem Inovação e Tecnologia no Agronegócio

A Ponta Agrotec 2024, que acontece de 12 a 15 de junho no Majestic Hall em Ponta Porã/MS, promete ser um dos eventos mais significativos do ano para o setor agrícola. Entre os destaques do evento, estão as palestras de dois líderes da Ciarama Máquinas John Deere, que ocorrerão no dia 13 de junho.

Às 15h, Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas John Deere, subirá ao palco para abordar o tema “Inovação e Tecnologia para Rentabilizar o Agronegócio”. Com uma carreira que abrange mais de 30 anos, Renato é um engenheiro agrônomo formado pela Unesp Jaboticabal e pós-graduado em Marketing pela FGV. Sua vasta experiência inclui passagens por gigantes do setor como Syngenta, Bayer, UPL e Albaugh Brasil. Além de sua função atual na Ciarama, Renato é conselheiro na FEARP-USP e leciona na Cumbre e na Agroadvance. Ele também é autor do livro "Estratégia e Fé" e é conhecido por seu espírito empreendedor e orientação para resultados.

Renato compartilhará suas valiosas percepções sobre como a inovação e a tecnologia podem transformar a rentabilidade no agronegócio. Sua palestra promete trazer insights práticos e estratégicos que beneficiarão todos os participantes do evento. Segundo Renato, dentre as tecnologias mais promissoras está o uso da automação de equipamentos, onde através dos dados podemos oferecer aos agricultores maior precisão no plantio, nos tratos culturais e nas colheitas, permitindo a maximização do potencial de seus equipamentos. Ele destaca que a conectividade é o motor principal de todas as tecnologias, pois permite que o uso dos dados e a interação entre máquinas e outros dispositivos tornem a maximização a melhor ferramenta para o agricultor em suas tomadas de decisão. No entanto, a formação de mão de obra, treinamento e capacitação para uso dessas tecnologias serão a chave para o sucesso.

Logo em seguida, às 16h, Rafael Martins Chimenes, Head de Tecnologia da Ciarama Máquinas, apresentará a palestra “Inteligência Artificial: A Nova Aliada da Produtividade”. Rafael é formado em Ciência da Computação pela UFMS e possui especialização em Inteligência de Mercado, Sistemas Web e Modelos Ágeis. Com oito anos de experiência liderando projetos de inovação e tecnologia na Ciarama, Rafael é uma força motriz no desenvolvimento de soluções tecnológicas que impulsionam a produtividade no setor agrícola.

Rafael Martins Chimenes destacou que a IA pode ajudar o produtor rural em uma série de desafios para produzir mais com menos e de maneira mais sustentável, fazendo uso eficiente dos recursos como insumos, fertilizantes e combustíveis. Ele ressaltou os principais desafios enfrentados pelo setor agrícola que podem ser abordados e superados com a implementação da inteligência artificial, como a variabilidade climática, a escassez de mão-de-obra qualificada, o manejo eficiente dos recursos naturais e a necessidade de aumentar a produtividade sem expandir a área cultivada.

Durante sua palestra, Rafael abordará como a aplicação de algoritmos de IA e análise de dados tem contribuído para a otimização de processos agrícolas, desde o plantio até a colheita. "Tivemos uma revolução na indústria agrícola, com mecanização, telemetria e tecnologia que nos permitiu medir tudo e em tempo real, desde os dados agronômicos a dados operacionais," explicou Rafael. "Tantas informações que às vezes os produtores não sabem o que fazer, a IA vai permitir o apoio à tomada de decisão com análises preditivas que vão ajudar o produtor. Isso vai permitir ao produtor realizar planejamentos mais eficientes sobre a safra, ter acompanhamento com inteligência e recomendações, contar com auxílio para operar equipamentos e ter uma operação mais eficiente e identificar e reduzir perdas."

Além disso, Rafael destacará exemplos impactantes de soluções de IA no agronegócio que demonstram melhorias significativas na produtividade, eficiência e sustentabilidade. "O processamento de imagens onde IAs são treinadas a reconhecer pragas em plantação ou ervas daninhas onde robôs fazem pulverizações precisas reduzindo significativamente o uso de herbicidas," disse Rafael. "É o caso da tecnologia da John Deere See & Spray, que exemplifica como a IA pode transformar práticas agrícolas tradicionais em processos altamente eficientes e sustentáveis."

Além de sua atuação na Ciarama, Rafael é professor de tecnologia da informação no Senac e membro ativo da governança do Ecossistema de Inovação de Ponta Porã. Sua palestra foca no uso da inteligência artificial como ferramenta essencial para aumentar a produtividade agrícola, destacando casos de sucesso e as mais recentes inovações tecnológicas.

As palestras de Renato e Rafael na Ponta Agrotec 2024 oferecem uma oportunidade única para profissionais do agronegócio se atualizarem sobre as mais recentes inovações e tecnologias que podem transformar suas operações. A combinação da vasta experiência de Renato com a expertise tecnológica de Rafael promete proporcionar aos participantes uma visão abrangente e prática de como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no setor agrícola.

Inscrições para a Ponta Agrotec podem ser feitas através do link:

https://projetosifms.com.br/pontaagrotec/index.php?page=cpf

Serviço:

●          Evento: Ponta Agrotec 2024

●          Data: 12 a 15 de junho de 2024

●          Local: Majestic Hall, Rodovia BR 463, Km 107, Ponta Porã/MS

●          Entrada gratuita

São Paulo, SP
Atualizado às 21h06
20°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

19° Sensação
2.06 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (15/06)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias