Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 162/2026 , de autoria do deputado João Henrique (NOVO), que dispõe sobre a garantia de privacidade e intimidade dos pacientes internados em enfermarias coletivas dos estabelecimentos hospitalares privados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Os estabelecimentos hospitalares privados situados no Estado deverão assegurar condições adequadas de privacidade e intimidade aos pacientes internados em enfermarias coletivas, mediante a disponibilização de dispositivos que possibilitem a separação visual entre os leitos. Cortinas hospitalares, biombos, divisórias móveis ou outros dispositivos equivalentes poderão ser utilizados, desde que adequados às normas sanitárias vigentes. Deverão ser de fácil manuseio, permitindo seu acionamento sempre que necessário à preservação da intimidade do paciente.
O autor explica porque é necessário garantir a privacidade de quem está internado. “A internação hospitalar deixa o paciente em situação de vulnerabilidade, frequentemente exigindo exposição corporal durante exames, procedimentos assistenciais, higienização e troca de vestimentas. O projeto visa assegurar a privacidade, a intimidade e a dignidade dos pacientes internados em enfermarias coletivas de hospitais privados, não exigindo reformas arquitetônicas generalizadas para instalação dos dispositivos”, justifica o deputado João Henrique.
Legislativo - MS PEC vai permitir que deputados estaduais assumam secretarias municipais sem perder mandato
Mato Grosso do Sul Missão técnica da Agems conhece soluções tecnológicas do setor rodoviário na China
Legislativo - MS Após indicação de Zeca na Assembleia Legislativa, novo DSEI Cone Sul será inaugurado em MS
Legislativo - MS Deputado Zé Teixeira cobra obras urgentes e garante segurança em rodovias
Legislativo - MS Ordem do Dia: Moção de pesar aos familiares e amigos da artista plástica Hebe Albaneze é aprovada
Legislativo - MS CCJR aprova relatório favorável que estende ações de enfrentamento à violência contra a mulher em MS Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 35°
Chuva
