Anúncio
POLÍTICA

Ponta Porã perde mais de 11 mil eleitores

Baixa procura pelo recadastramento biométrico poderá reduzir eleitorado do município em quase 20%

01/08/2019 06h30
Por: Redacao
Fonte: Edilson José
1.212
Segundo a Justiça Eleitoral a procura pelo recadastramento biométrico é pequena em Ponta Porã
Segundo a Justiça Eleitoral a procura pelo recadastramento biométrico é pequena em Ponta Porã

O recadastramento biométrico foi encerrado no mês de maio passado e segundo a Justiça Eleitoral 11.175 eleitores não compareceram e tiveram seus títulos cancelados. Eles ainda podem manter seus documentos ativos, mas para isso precisam procurar o mais rápido possível os cartórios eleitorais da 19ª e 52ª Zonas Eleitorais. Quem não comparecer não poderá votar nas eleições para prefeito e vereadores no ano que vem.

A chefe do cartório da 52ª Zona Eleitoral e responsável pela Central de Atendimento do Eleitor, Elainy França, destaca que o prazo para recadastramento biométrico finalizou em maio passado, mas mesmo após a data o eleitor mesmo tendo o título cancelado poderá fazer a regularização, mas destaca que a grande preocupação é a baixa procura que vem sendo registrada, o que poderá provocar grandes filas às vésperas do fechamento do cadastro que ocorre em maio de 2020.

“O eleitor que não compareceu nesse período obrigatório deve recadastrar a biometria o quanto antes, evitando assim, qualquer restrição aos demais documentos, principalmente ao CPF. Com título cancelado, o eleitor não pode se inscrever em concurso público, não recebe salário se for servidor público, não pode obter passaporte, não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, não pode obter empréstimos bancários, não terá quitação eleitoral entre outras sanções”, ressalta Elainy.

Ela informa que o eleitor de Ponta Porã que não fez a biometria tem uma nova chance para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, até maio de 2020. “O Cartório Eleitoral já está funcionando normalmente, fica na rua Baltazar Saldanha, 1591, com atendimento de 12h até 18h. O eleitor deve apresentar original e cópia do RG e comprovante atualizado de residência em seu nome”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 21h29
20°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
20°

Sensação

12.7 km/h

Vento

81.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Prefeitura Municipal de Amambai
Câmara Municipal de Ponta Porã
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas