Terça, 18 de Janeiro de 2022
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Saúde SAÚDE

Drive-thru de testes Covid-19 será reativado em Dourados

Medida foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende

12/01/2022 08h39
246
Por: Redacao
Serviço será reativado no Corpo de Bombeiros para reforçar oferta de testes no município
Serviço será reativado no Corpo de Bombeiros para reforçar oferta de testes no município

Diante do novo surto de Covid-19, o Governo de Mato Grosso Do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vai reabrir o drive-thru de testagem na cidade de Dourados. A medida emergencial visa ajudar a Prefeitura na oferta de testes para a população em geral. 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a equipe técnica da secretaria já deu início aos trabalhos e o serviço voltará a funcionar no Corpo de Bombeiros. O momento é de levantar, junto aos parceiros, as necessidades para a reativação.

De acordo com o coronel Marcello Fraiha, assessor militar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estratégia de testagem rápida, por meio do drive-thru, foi criada em abril de 2020 diante do crescimento da Covid-19 no Estado. Em 2021, devido ao decréscimo da doença, os serviços foram desativados em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. Em 2022, devido ao novo surto da doença o Governo do Estado, juntamente com a Cassems e prefeituras municipais, reativará os serviços.

Segundo ele, a população poderá agendar de forma online no site da SES, escolhendo o dia e horário para o teste rápido. O resultado será emitido no mesmo dia. Além das reativações, será reforçado o drive-thru de Corumbá.

Em todo o Estado, a medida também visa intensificar a campanha de conscientização sobre a importância da vacinação para vencer a pandemia. Também haverá entregas semanais de novos testes aos municípios, desde que as prefeituras prestem contas semanais de utilização no mínimo de 60% destes testes, reabram a logística de aplicação desses exames e reforcem suas equipes de recursos humanos.

De acordo com o secretário Geraldo Resende o combate às síndromes gripais está sendo reforçado. “95% das internações no Brasil ou óbitos são de pessoas que não se vacinaram. A vacinação é essencial para que possamos vencer a doença”, destaca, observando que para quem se vacinou os sintomas da Covi-19 são mais leves.

Óbitos

Os óbitos ocorridos no Estado são, na maioria, de pessoas não vacinadas. A média de mortes da última semana está em 1,7 e a letalidade em 2,5%. Desde o início da pandemia no Estado, 9.743 sul-mato-grossenses morreram por complicações da doença.  A taxa de ocupação de leitos SUS UTI por macrorregião é de 88% em Corumbá, 62% em Dourados, 51% em Campo Grande e 48% em Três Lagoas.  Entre os casos ativos em Mato Grosso do Sul, 59 são pacientes internados em leitos clínicos (37) e de UTI (22). Existem 567 casos aguardando encerramento pelos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 01h54 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

24° Sensação
21.4 km/h Vento
41.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias