Segunda, 17 de Janeiro de 2022
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades DOURADOS

Biblioteca é transformada em espaço de inovação e empreendedorismo

Antigo prédio agora abriga o Centro de Inovação ‘Tereré Hub’ que conta com várias instituições voltadas a incentivar o empreendedorismo

27/12/2021 07h38
242
Por: Redacao
Biblioteca é transformada em espaço de inovação e empreendedorismo
Biblioteca é transformada em espaço de inovação e empreendedorismo

‘Tereré Hub’ esse é o nome do Centro de Inovação de Dourados e que foi inaugurado no último dia 14. O espaço é resultado concreto do trabalho desenvolvido pelas instituições que compõem o Ecossistema de Inovação de Dourados. O ‘Tereré Hub’ está localizado no prédio em que funcionava a Biblioteca Municipal de Dourados, na Praça Antônio Alves Duarte, que fica ao lado do Terminal de Transbordo.

O Centro de Inovação é um espaço físico criado e gerido coletivamente, onde serão realizadas atividades voltadas ao empreendedorismo com ênfase na inovação, tais como encontros, mentorias e consultorias para pessoas interessadas em abrir negócios ou startups.

O Ecossistema de Inovação de Dourados é um polo tecnológico que reúne 14 instituições com o objetivo de promover o desenvolvimento local e o fomento à inovação. As instituições que compõem o Ecossistema de Inovação de Dourados são: Aceleradora Inova Unigran, ACED, Embrapa, EcoInova, IFMS, Performance Engenharia e Gestão Empresarial (iPEGE), Prefeitura de Dourados, Sindicato Rural, Sebrae, Senai, Sesi, UEMS, UFGD e Unigran.

A inovação é a porta de entrada para o desenvolvimento de tecnologias e geração de oportunidades locais. “A concretização desse espaço físico é um ambiente fértil para o surgimento de ideias e de interação entre as instituições e permitirá que a Embrapa potencialize sua contribuição à sociedade, co-desenvolvendo junto com estes parceiros, soluções ainda mais inovadoras.”, disse a chefe-adjunta de Administração da Embrapa Agropecuária Oeste, Érica Alves Bonin.

Ela conta ainda que ficou feliz em participar dessa solenidade, representando o chefe-geral da Unidade, pois ambientes como este são fundamentais para o desenvolvimento do cenário de inovação no Estado. E acrescenta que espaços inspiradores que estimulam a conexão e o livre pensamento se alinham completamente com a missão da Embrapa que tem a inovação aberta em seu DNA. “Neste mundo cada vez mais complexo, as chances de se produzir soluções relevantes estão diretamente ligadas com nossa capacidade de se relacionar com a sociedade e setor produtivo".

O supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Embrapa Agropecuária Oeste, Rafael Zanoni, participa das atividades do Ecossistema de Inovação de Dourados desde sua concepção, em 2019.  Para ele, “a inauguração do Centro de Inovação “Tereré Hub” significa a materialização do esforço de todo o grupo. Este é um importante canal para conexão entre empreendedores, instituições de ciência e tecnologia, academia e governo”.

Ele acredita que no contexto atual, poucas empresas detêm todas as competências, recursos, estruturas e capacidades para desenvolverem, individualmente, inovações de grande impacto e explica “por isso a importância de espaços onde projetos sejam debatidos, em que as parcerias sejam firmadas e os relacionamentos sejam construídos”.

Saiba Mais - A solenidade de inauguração do ‘Tereré Hub’ contou com a presença de representantes das 14 instituições que compõem o Ecossistema de Inovação, além de autoridades, políticos e pessoas interessadas no assunto.

Compromisso - Na ocasião, também foi assinado o “Pacto pela Inovação de Dourados”, que estabelece ações conjuntas que possam mobilizar, fortalecer e alavancar o Ecossistema Local de Inovação, com vistas a torná-lo um dos mais inovadores e empreendedores do Brasil. Esse documento tem como propósito unir governo, universidades, empresas, instituições de apoio, entre outros atores, em um movimento para alavancar e fortalecer o Ecossistema Local de Inovação de Dourados, por meio de políticas e ações estratégicas voltadas para a inovação, o empreendedorismo, a economia do conhecimento e a visão de transformar o perfil da economia douradense.

Serviço - O ‘Tereré Hub’ / Centro de Inovação de Dourados fica na Praça do Transbordo (Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 2445). Ele passará a funcionar no dia 10 de janeiro de 2022, de 8h às 18h. Mais informações em ecossistemadedourados.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 00h45 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

24° Sensação
18.8 km/h Vento
36.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias