Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Política POLÍTICA

Conferência Nacional da Unale em Campo Grande abordará desafios do Parlamento

Evento está programado para os dias 24, 25 e 26 de novembro na Capital

05/11/2021 10h39
198
Por: Redacao
Lidio Lopes, presidente da Comissão Organizadora do evento
Lidio Lopes, presidente da Comissão Organizadora do evento

A 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) será realizada nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Campo Grande, no formato online e presencial, no centro de eventos Bosque Expo. O evento é considerado o maior encontro legislativo da América Latina e apresenta como tema central Unale 25 Anos - Redesenhando os caminhos do Parlamento. “A Unale chega aos seus 25 anos em meio a uma pandemia, mas muitos foram os momentos, os atores, os desafios e as pautas que escreveram essa brilhante história. Esta Conferência, acolhida pelo Estado do Mato Grosso do Sul, será mais um grande marco no fortalecimento do Poder Legislativo Estadual”, destacou a presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA).

A programação é ampla e serão debatidos os novos desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico. Para o presidente da Comissão Organizadora do evento, deputado estadual por Mato Grosso do Sul, Lidio Lopes (PATRI), a primeira conferência híbrida na história da Unale representa a modernização dos processos legislativos e garante maior alcance do conteúdo do debate. “Teremos um alcance ainda mais potencializado e as discussões serão ampliadas a outro patamar, mais tecnológico e acessível”, pontuou o parlamentar.

Programação

No dia 24 de novembro (quarta-feira), o credenciamento será às 8h. Após trinta minutos, até o fim da tarde serão realizados os eventos simultâneos das entidades e instituições ligadas ao Poder Legislativo. Às 19h30, está prevista a solenidade de abertura e às 21h30 está programada palestra motivacional.

No dia 25 de novembro (quinta-feira), o credenciamento se inicia às 8h. Às 9h30, a temática debatida será “A contribuição do Sebrae na melhoria do ambiente legal de negócios”, com o gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago. No período das 10h às 11h20, será realizado o painel “Redesenhando a modernização nos Parlamentos”, com o cientista político Luís Kimaid e com o chefe do Departamento de Documentação e Supervisão do Serviço Científico do Parlamento Helênico/Grécia, Dr. Fotis Fitsilis. Das 11h30 às 13h, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), debaterá sobre “Gestão de inovação com governadores”.

Após o almoço, estão programados quatro painéis: “Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhas”; “Mudanças nos modelos de saúde: Cuidados com as sequelas da Covid-19”; “Aspectos econômicos do agronegócio”; e “Como fazer uma campanha de sucesso nas redes sociais?”

Às 18h, acontecerá a Assembleia Geral Ordinária da Unale, com a prestação de contas do mandato e eleição da nova diretoria. No último dia de conferência, 26 de novembro (sexta-feira), serão conhecidos os vencedores do Prêmio Assembleia Cidadã, da Unale. A premiação incentiva projetos de destaque nas casas legislativas nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O encerramento da 24ª Conferência da Unale será às 12h.

Confira a programação geral da Conferência.

Eventos Simultâneos

Algumas entidades e instituições ligadas ao Poder Legislativo promoverão programação anterior à cerimônia de abertura oficial da conferência. De acordo com a Unale, os eventos simultâneos abordarão diversas temáticas, com o intuito de buscar o desenvolvimento e a melhoria da atuação do serviço prestado nos estados. 

As entidades legislativas que vão compor os eventos simultâneos são:

Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE);

Associação Nacional dos Gestores de Documentos dos Legislativos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal (GEDOC);

Federação Nacional dos Servidores dos Poderes legislativos, Federal, Estaduais, DF (FENALE);

União Nacional das Polícias Legislativas (UNIPOL);

Rede Legislativa de Governança e Gestão (REGOV);

Parlamento Amazônico;

Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL);

Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL);

União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária (UNATAQ);

União de Parlamentares Sul-Americanos e do MERCOSUL (UPM);

Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo – (ANPAL);

Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo (ENIAL);

Ouvidorias Legislativas e

Secretarias de Empreendedorismo, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Cidades da Unale.

Confira aqui as programações de cada evento simultâneo.

Inscrições

As inscrições para a 24ª Conferência da Unale estão abertas e devem ser realizadas no portal oficial da Conferência. Informações gerais, bem como a programação, palestrantes e hotéis credenciados também podem ser conferidos no site.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 13h11 - Fonte: Climatempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

33° Sensação
19 km/h Vento
59% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias