Nesta quinta-feira, 26 de junho, Ponta Porã recebe a visita institucional do Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Frederico Igor Leite Faber, atualmente exercendo a função de Adido Tributário e Aduaneiro na Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai. Ele estará acompanhado do superintendente-adjunto da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, Erivelto Moysés Torrico Alencar, e do diretor da Aena Brasil, Tiago Neiva, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Ponta Porã.
A agenda inclui reuniões com o prefeito Eduardo Campos, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, o senador Nelsinho Trad e outras lideranças políticas e institucionais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Entre os principais temas em debate estão:
A implantação do Porto Seco de Ponta Porã;
A transformação do Aeroporto Internacional em Aeroporto Binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero;
A consolidação da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) e da Rota Bioceânica como eixos estruturantes do desenvolvimento regional.
A presença do diretor Tiago Neiva, da concessionária Aena Brasil, reforça a importância estratégica do aeroporto para a integração regional. A empresa, que assumiu a gestão do terminal em 2023, prevê investimentos de mais de R$ 160 milhões na ampliação da pista, do terminal de passageiros e na infraestrutura de logística, tornando o aeroporto um hub logístico para a fronteira.
A programação também inclui uma reunião binacional das forças de segurança, no auditório da Receita Federal em Ponta Porã, com participação de representantes dos órgãos policiais e aduaneiros do Brasil e do Paraguai. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional no combate à sonegação fiscal, contrabando, lavagem de dinheiro e outros crimes transfronteiriços, além de avançar na integração tributária e aduaneira entre os dois países.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Ponta Porã, José Ricardo Moreira, o encontro representa um marco no alinhamento de estratégias integradas na região.
Para o presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima,
“A presença do Adido, do superintendente da Receita e do diretor da Aena é de grande importância para que avancemos nos projetos que vão transformar a fronteira em um verdadeiro modelo de desenvolvimento binacional.”
Mín. 9° Máx. 21°
Mín. 11° Máx. 21°
Tempo nubladoMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo