Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Esportes ESPORTES

Com protocolo sanitário rígido, MS fecha ano como um dos únicos estados a realizar os Jogos Escolares

Antes dos jogos, os alunos-atletas passaram por avaliação médica

01/11/2021 10h05
254
Por: Redacao
Com protocolo sanitário rígido, MS fecha ano como um dos únicos estados a realizar os Jogos Escolares
Com protocolo sanitário rígido, MS fecha ano como um dos únicos estados a realizar os Jogos Escolares

Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros e únicos estados do país a realizar os Jogos Escolares neste ano, graças a protocolo rígido contra a Covid-19 adotado pelo Governo do Estado, “blindando” todos os participantes. A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realizou de 22 a 24 de outubro, a etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021, com disputas coletivas na faixa etária de 15 a 17 anos.

A última parada do maior evento estadual esportivo-escolar teve Três Lagoas como cidade-sede, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul), Prefeitura Municipal de Três Lagoas, via Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel), e Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).

Em quadra, 73 partidas de basquetebol, basquete 3x3, futsal, handebol e voleibol, reunindo 432 alunos-atletas (194 no feminino e 238 no masculino) e 37 técnicos. A etapa de 15 a 17 anos foi disputada no formato de seleções municipais, isto é, equipes formadas por atletas de diversas instituições de ensino, representando o mesmo município. Ao todo, participaram 20 cidades: Amambai, Aquidauana, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.

Mato Grosso do Sul foi o segundo estado a retomar os Jogos Escolares, em meio à pandemia da Covid-19. Tudo isso de modo seguro, com sistema de “blindagem” à transmissão viral, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Sem exceção, os envolvidos na competição (estudantes-atletas, técnicos, motoristas, membros da organização, árbitros, médicos e fisioterapeutas, dirigentes/chefes de delegação e demais funcionários) passaram por testagem pelo menos dois dias antes do início das disputas. Protocolo de orientação foi colocado em prática à risca, garantindo total segurança aos participantes.

Além disso, todos os alunos-atletas passaram por avaliação médica prévia e, posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, fica encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES. “A realização dos Jogos Escolares só foi possível porque Mato Grosso do Sul deu exemplo de como lidar com a pandemia, avançando rapidamente na imunização e reduzindo os casos. Isso nos deu segurança e a certeza de que poderíamos trazer de volta esse evento tão aguardado pela nossa comunidade esportiva”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O levantador da equipe de voleibol de Ponta Porã, Leandro Kauê de Oliveira, não via a hora de sentir novamente o “frio na barriga” de pisar em quadra. “Estava com muita saudade das quadras e de sentir essa adrenalina. Agradeço à Fundesporte por ter feito esse evento maravilhoso para nós atletas”, expressou o atleta de 17 anos, que se despediu dos Jogos por atingir a idade-limite.

O handebol feminino de Caarapó participou pela primeira vez dos Escolares, sob o comando do técnico Denis Cardoso. “É um trabalho iniciante. Conversei com as meninas que a gente iria para um teste, pegar um ritmo, porque elas nunca vivenciaram os Jogos. Como atleta, já vivenciei e sei que para ter um futuro melhor, ter um trabalho mais consistente lá na frente, a experiência conta muito”, explicou o professor que, com a pandemia, teve cerca de quatro meses para trabalhar com a equipe. “Cada atleta deu o seu melhor, não abaixou a cabeça em nenhum momento e esse foi o espírito”, finalizou.

Três Lagoas ficou em terceiro lugar no handebol feminino, mas o que importou para o técnico João Ricardo de Almeida foi ter voltado a vivenciar o maior evento escolar do estado. “Ficamos praticamente dois anos sem nenhuma atividade, sem fazer aquilo que gostamos. A ansiedade das meninas estava a mil e jogamos de igual para igual. Os Jogos trouxeram alegria para elas, para a família e amigos que puderam prestigiar. Foi muito gostoso voltar a fazer parte disso e a Fundesporte está de parabéns por ter feito de tudo para realizar os Jogos”.

Neste ano, os Jogos Escolares da Juventude de MS – 15 a 17 anos não serviram de seletiva estadual à fase nacional. Isso porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou, em comunicado publicado em agosto, os Jogos da Juventude 2021, antes previstos para o mês de dezembro, em Aracaju (SE). No entanto, a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), organizadora dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que abrangem alunos-atletas de 12 a 14 anos, demonstrou interesse em realizar a etapa brasileira na faixa etária acima, mas ainda não há nenhuma definição.

Confira a classificação final nas cinco modalidades:

BASQUETE 3X3

Feminino

1º - Três Lagoas

2º - Campo Grande

3º - Três Lagoas (sede)

Masculino

1º - Rio Brilhante

2º - Três Lagoas

3º - Maracaju

BASQUETEBOL

Feminino

1º - Rio Brilhante

2º - Três Lagoas

3º - Campo Grande

Masculino

1º - Ponta Porã

2º - Campo Grande

3º - Paranaíba

FUTSAL

Feminino

1º - Dourados

2º - Coxim

3º - Maracaju

Masculino

1º - Campo Grande

2º - Pedro Gomes

3º - Aquidauana

HANDEBOL

Feminino

1º - Campo Grande

2º - Chapadão do Sul

3º - Três Lagoas

Masculino

1º - Três Lagoas

2º - Chapadão do Sul

3º - Campo Grande

VOLEIBOL

Feminino

1º - Ponta Porã

2º - Campo Grande

3º - Jardim

Masculino

1º - Campo Grande

2º - Ponta Porã

3º - Bonito

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 13h44 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

34° Sensação
15 km/h Vento
55% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias