Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades NUTRIÇÃO

Dia Nacional da Alimentação Escolar: Paranhos serve alimentação saudável aos alunos da rede municipal

Refeições de qualidade, preparadas com orientação de nutricionistas, são servidas em todas as escolas e centros de educação infantil do município

21/10/2021 10h05 Atualizada há 1 mês
358
Por: Redacao Fonte: Edilson José Alves
Secretária municipal de Educação de Paranhos, Antônia Zagonel, ladeada pelas nutricionistas Liliane Cintra e Miriany Alves
Secretária municipal de Educação de Paranhos, Antônia Zagonel, ladeada pelas nutricionistas Liliane Cintra e Miriany Alves

Desde o início da sua gestão o prefeito de Paranhos, Donizete Viaro (MDB), demonstrou atenção a qualidade da alimentação servida a todos os alunos que estudam nas escolas urbanas e rurais e nos centros de educação infantil. Com uma equipe de merendeiras capacitadas através de cursos oferecidos pelo município e sob orientação de uma profissional nutricionista, as refeições servidas são variadas, saudáveis e nutritivas.

Neste dia 21 de outubro quando se comemora o Dia Nacional da Alimentação Escolar, o prefeito Donizete Viaro destacou que Paranhos conta com uma equipe de profissionais preparada exclusivamente para preparar e servir refeições de qualidade para os alunos da rede municipal. “A alimentação escolar é fundamental para o bom desenvolvimento de todas as crianças, que aprendem no ambiente escolar os bons hábitos alimentares e serão no futuro jovens e adultos com mais qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Falando a respeito da alimentação nas escolas, a secretária municipal de Educação de Paranhos, Antônia Zagonel, informou que o município, que já recebeu Prêmio Gestor eficiente em merenda escolar tem orgulho de manter viva a tradição de qualidade e comprometimento. Embora o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repasse recursos financeiros, a Prefeitura entra com uma contrapartida substancial para aquisição de alimentos adequados e saudáveis. A secretária disse que atualmente é atendido um contingente de 3.743 alunos, distribuídos entre 7 escolas rurais, 5 escolas urbanas sendo 3 Centros de Educação Infantil e 2 escolas.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante o repasse de verbas para a compra de merenda nas escolas públicas brasileiras. A nutricionista Liliane Cintra Luzia Konell, que é responsável pela elaboração do cardápio servido aos alunos, disse que convém ressaltar, a princípio, que uma alimentação balanceada pode potencializar o aprendizado dos alunos. A taxa do metabolismo basal que consiste na quantidade mínima de nutrientes para o funcionamento das funções vitais do corpo humano chega a ser 20% maior nas crianças quando comparado ao dos adultos.

Liliane fala que a alimentação nestas escolas visa garantir uma refeição de qualidade, variada, para contribuir para uma alimentação saudável dos mesmos. O processo de gestão se inicia na aquisição, quando são incluídos alimentos da agricultura familiar, garantindo qualidade na refeição e gerando renda para agricultores e suas famílias, promovendo o desenvolvimento local sustentável.

Os cardápios, segundo a nutricionista, são elaborados atendendo os requerimentos nutricionais, que são pré-determinados pela legislação, garantindo o aporte de proteínas, vitaminas e demais nutrientes. Além dessa atribuição, diz Liliane, como nutricionista ela atua na atenção a crianças com necessidades alimentares específicas, realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional, avalia o estado nutricional e promove as devidas adequações, quando necessário.

De acordo com ela, a Gestão Municipal e a Secretaria de Educação não medem esforços para atender às demandas. “Sempre buscando o aperfeiçoamento, tem uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, que proporcionou curso de higiene na manipulação de alimentos para merendeiras, curso de aperfeiçoamento de 160 horas para Nutricionista e evento com participação da secretária de Educação”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 13h44 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

34° Sensação
15 km/h Vento
55% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias