Quinta, 12 de Junho de 2025
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Senado Federal Senado Federal

Senado vai debater potencial econômico da plataforma continental brasileira

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) fará um debate sobre a exploração econômica de recursos naturais na área da plataforma continental bra...

13/05/2025 20h51
Por: Redacao Fonte: Agência Senado
Senadores durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta terça - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senadores durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta terça - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) fará um debate sobre a exploração econômica de recursos naturais na área da plataforma continental brasileira reconhecida pela ONU recentemente. Um requerimento com esse objetivo, o REQ 14/2025 – CDR , foi aprovado pela comissão nesta nesta terça-feira (13).

O autor do requerimento é o senador Beto Faro (PT-PA). A data do debate ainda será definida.

No final de março, a Comissão de Limites da Plataforma Continental, que é um órgão da ONU, aceitou a reivindicação brasileira de ampliar o limite exterior das plataformas continentais do país para além de 200 milhas. De acordo com o governo federal, "a decisão representa o aumento de aproximadamente 360.000 km2de área marítima sobre a qual o Brasil passará a exercer direitos de soberania".

Segundo Beto Faro, a nova área representa uma fronteira estratégica com vastos recursos naturais, como petróleo, gás natural, minerais raros e biodiversidade marinha. Para ele, a exploração, o uso sustentável e a proteção ambiental dessas riquezas exigem planejamento técnico, institucional e jurídico adequados, além de ações coordenadas entre órgãos públicos, setor produtivo, comunidade científica e populações costeiras.

Entre os temas sugeridos para a audiência, estão as oportunidades econômicas decorrentes da ampliação da plataforma, os desafios jurídicos, ambientais e tecnológicos para o seu aproveitamento, as estratégias necessárias para garantir soberania e proteção ambiental, e o papel da região Norte e das comunidades costeiras no planejamento do território marítimo.

Em seu requerimento, o senador propõe convidar representantes da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar; da Marinha do Brasil; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Petrobras; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Ministério de Minas e Energia; e do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas.

São Paulo, SP
Atualizado às 07h07
10°
Chuviscos

Mín. 11° Máx. 17°

Sensação
4.12 km/h Vento
91% Umidade do ar
33% (0.27mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)

Mín. Máx. 18°

Tempo nublado
Amanhã (14/06)

Mín. 10° Máx. 20°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias