Quinta, 16 de Setembro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Saúde SAÚDE PREVENTIVA

Hospital de Amor atende 100 mulheres em Paranhos

Atendimento foi realizado de 8 a 10 de setembro, através de parceria com a Prefeitura Municipal

11/09/2021 11h02 Atualizada há 5 dias
148
Por: Redacao Fonte: Edilson José Alves
Atendimento foi realizado de 8 a 10 de setembro, através de parceria com a Prefeitura Municipal
Atendimento foi realizado de 8 a 10 de setembro, através de parceria com a Prefeitura Municipal

O Hospital de Amor de Barretos atendeu 100 mulheres de 8 a 10 de setembro em Paranhos. O trabalho é fruto de uma parceria formalizada entre a instituição filantrópica com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Foram oferecidos exames preventivos do câncer do colo do útero e mamografias com atendimento de acordo com pré-agendamento de pacientes feito pelos agentes comunitários de saúde.

De acordo com as informações, durante os três dias de atendimento em Paranhos um total de 100 mulheres foram atendidas, sendo 34 com exames de Papanicolau e 66 com exames de mamografia. As mulheres indígenas puderam fazer exames preventivos com pré-agendamento feito pelos agentes de saúde do município.

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde de Paranhos orientou as mulheres do município a respeito da importância dos exames como meio de prevenção. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama vem aumentando tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma, com uma estimativa de mais de 57 mil novos casos por ano.

Os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. Outros sinais são: vermelhidão ou inchaço da pele, pele retraída e secreção mamilar serosa ou sanguinolenta, entre outros.

Papanicolau: Esse exame é a principal estratégia para prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. A coleta deste material é rápida, indolor e simples.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 15h17 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 30°

31° Sensação
4 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias