Quinta, 16 de Setembro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades PARANHOS

Lideranças das comunidades indígenas agradecem apoio da Prefeitura

Indígenas ressaltaram trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito interino Donizete Viaro

02/08/2021 15h38
341
Por: Redacao Fonte: Edilson José Alves
Lideranças indígenas agradecem prefeito interino, Donizete Viaro
Lideranças indígenas agradecem prefeito interino, Donizete Viaro

Lideranças das aldeias indígenas de Paranhos participaram de reunião no Paço Municipal, oportunidade que agradeceram o apoio que a gestão do prefeito Donizete Viaro (MDB) vem dando às seis comunidades. São vários projetos desenvolvidos no sentido de atender as famílias com cursos de capacitação, apoio técnico e financeiro para aumentar a produção de alimentos.

“Traçamos uma estratégia de trabalho que visa levar atendimento a todas as comunidades indígenas. Colocamos sete tratores atendendo exclusivamente nas aldeias. Estamos preparando 1.136 hectares de terras nas seis aldeias e levando 15 alunos para curso de capacitação na Escola Agrícola em Rio Brilhante. Depois de qualificados, os alunos poderão contribuir com as suas comunidades. Também proporcionamos a participação de 12 famílias de agricultores indígenas no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os agricultores indígenas estão produzindo e entregando alimentos para a merenda escolar”, disse o prefeito Donizete Viaro.

O prefeito ressaltou outros avanços na geração de renda durante a sua gestão. Ele disse que 24 famílias indígenas estão entregando suas produções para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Ainda na questão da produção, em parceria com o Senar, atendemos um grupo de 14 agricultores indígenas com capacitação e assessoramento técnico, com visitas mensais e cursos de capacitação. Temos também um grupo de famílias indígenas sendo atendido em parceria com a Agraer. Além disso, também temos o trabalho do projeto de fruticultura com 30 famílias, sendo 15 na produção de melancia e 15 de produção de maracujá. A Prefeitura faz a doação de mudas, de adubos, e o Senar entra com as orientações técnicas. Outro importante trabalho é o Mutirão de DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf), em parceria com a Funai e Agraer. A meta é fazer pelo menos 250 DAPs entre os meses de agosto e setembro. Com essa declaração o agricultor familiar fica apto para participar do Pronaf, PNAE e PAA”, destaca Donizete Viaro.

O prefeito também falou sobre o lançamento de um pacote de ações com Ministério da Cidadania. “Se trata de um trabalho que lançamos na semana passada e que visa atender 550 famílias indígenas com água, perfuração de poços artesianos e rede d'água, como também com a colocação de cisternas. Introduzimos 100 famílias indígenas para produzir e vender para o PAA. Elas poderão vender produtos pelo preço de mercado até um limite de R$ 6.500. É através do PAA que estamos atendendo 300 famílias com cestas em nosso município. Também lançamos o Programa Fomento visando o atendimento de 370 famílias residentes nas aldeias Sete cerros, Pirajuí, Arroyo, Paraguassu, Ipuí e Potrero Guassu. Esse programa atende cada família com R$ 3.000, recursos que devem ser usados para compra de sementes e equipamentos para dar início ao processo produtivo. Recursos disponibilizados para as famílias indígenas a custo zero”, ressaltou Donizete Viaro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 16h01 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 30°

32° Sensação
15 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias