Sábado, 24 de Julho de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Polícia MEIO AMBIENTE

Fazendeiro é multado em R$ 70 mil por queimada em Bela Vista

Autor foi autuado durante operação Prolepse contra os incêndios por realizar limpeza, derrubar árvores e incendiar vegetação

16/07/2021 08h24 Atualizada há 1 semana
150
Por: Redacao
Autor foi autuado durante operação Prolepse contra os incêndios por realizar limpeza, derrubar árvores e incendiar vegetação
Autor foi autuado durante operação Prolepse contra os incêndios por realizar limpeza, derrubar árvores e incendiar vegetação

Depois da antecipação da proibição da queima controlada, inclusive, para quem possuía licença e não havia realizado a queima, a Polícia Militar Ambiental (PMA) percebeu que aparentemente algumas pessoas correram para realizar suas limpezas com o uso do fogo. Talvez, porque à exceção do ano passado (2020), em que houve uma antecipação do Governo Federal e do Estado, se conseguia licença em Mato Grosso do Sul até o dia 31 de julho.

De qualquer forma, o Comando da Polícia Militar Ambiental determinou que os Policiais das 26 Subunidades no Estado, que trabalham na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios, que realizam informações e distribuição de folhetos informativos nas propriedades rurais, dessem uma atenção especial para coibir, principalmente pessoas que se atrasaram em fazer sua queima licenciada, queiram realizá-la depois da proibição, bem como evitar também novos incêndios. Várias pessoas têm sido autuadas depois da proibição.

Ontem (15), Policiais Militares Ambientais de Bela Vista localizaram em uma propriedade rural, localizada a 65 km da cidade no município mais um incêndio. O dono de uma fazenda havia realizado uma limpeza de pastagem na propriedade, onde já havia muitos arbustos e vegetação caída, em uma área de 67 hectares, bem como o corte de 10 árvores ilegalmente e havia incendiado o material seco, em vários, sem ter a autorização ambiental. As viaturas da PMA estão andando com materiais de contenção de incêndios e os Policiais utilizaram bombas costais e abafadores de debelaram o fogo.

O infrator (48), residente em Jardim, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 70.000,00 pela infração ambiental cometida. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e pela derrubada das árvores, com pena de seis meses a um ano de detenção. A queima controlada, tanto novas, como para quem possuía autorização está proibida em Mato Grosso do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 05h11 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

31° Sensação
14.5 km/h Vento
45.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias