Sábado, 24 de Julho de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades SAÚDE

Paranhos realiza live para esclarecer população sobre covid-19

Transmissão foi feita via Facebook e contou com orientações técnicas sobre prevenção à doença

14/06/2021 10h08 Atualizada há 1 mês
213
Por: Redacao Fonte: Edilson José Alves
Prefeito Donizete Viaro participa de live sobre prevenção à covid-19
Prefeito Donizete Viaro participa de live sobre prevenção à covid-19

Uma live sobre a importância da prevenção a covid-19 foi transmitida na noite de sexta-feira passada em Paranhos. O trabalho via rede social Facebook da Prefeitura Municipal, contou com apresentação de Derli Jaime teve a participação do prefeito interino Donizete Viaro (MDB), do médico Dr. Luciano Rodrigues, além do secretário municipal da Saúde, Hugo, e um representante da comunidade indígena, Professor Fidêncio.

O prefeito Donizete Viaro disse a saúde é um setor que sempre preocupa, mas destacou que em relação a covid-19 tem sido feito um trabalho bastante forte de esclarecimento. “Atualmente têm 42 municípios em situação mais crítica que a nossa no Estado. Sempre comento com amigos que até parece que estamos vivendo o apocalipse. Se trata de uma doença que não escolhe idade e a situação se complicou a tal ponto que pacientes de Mato Grosso do Sul tiveram de ser encaminhados para outros Estados. A live que transmitimos teve o objetivo de informar a população e chamar a atenção para a necessidade do uso de máscaras, fazer uso de álcool em gel e de manter distanciamento social. Hoje, Paranhos está classificado na bandeira laranja, o que significa risco médio, mas não pode facilitar”, disse o prefeito.

O médico Luciano Rodrigues, disse que o prefeito Donizete tem exercido um mandato comprometido com o trabalho da saúde. “Paranhos hoje é risco médio em nível estadual, mas precisamos nos manter alerta, municípios vizinhos estão na bandeira cinza. É preciso evitar viagens desnecessárias, buscar a conscientização da população. Toda equipe de saúde de Paranhos está de parabéns. Mais de 3 mil pessoas já tomaram a 2ª dose da vacina no município e mais de 6 mil receberam a 1ª dose. Apenas a primeira dose não é suficiente, para ficar imune são necessárias as duas doses, só assim vamos diminuir a circulação do vírus. Mesmo vacinada, a pessoa deve continuar usando máscaras e fazendo uso das medidas de higiene e distanciamento social. Outro ponto importante, é procurar atendimento na ala respiratória para dar início ao tratamento no início dos sintomas. Não pode querer esconder a doença, porque fazendo isso a pessoa coloca em risco a própria vida e também a vida dos familiares”, explicou o médico Luciano Rodrigues.

O professor Fidêncio, representando a comunidade indígena, também destacou que cuidar da saúde é fundamental. Ele disse a população indígena vem sendo atendida e que a Sesai se mantém à frente dos trabalhos com apoio do município. Segundo o professor a comunidade já tomou a segunda dose da vacina contra covid e que o reconhecimento da vulnerabilidade. “Com a pandemia aumentaram os riscos para as comunidades indígenas, mas em Paranhos estamos sendo bem atendidos”, disse o professor que também transmitiu orientações falando na língua guarani.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 04h44 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

31° Sensação
14.5 km/h Vento
45.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias