Sábado, 19 de Junho de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Educação ED. ESCOLAR INDÍGENA

Professores de Paranhos participam de formação continuada “Ação Saberes Indígenas na Escola”

Capacitação é oferecida pelo município em parceria com a Faculdade Intercultural Indígena e UFGD

24/05/2021 16h05
428
Por: Redacao Fonte: Edilson José Alves
Professores das escolas indígenas de Paranhos participam de formação continuada numa parceria da Prefeitura com a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Professores das escolas indígenas de Paranhos participam de formação continuada numa parceria da Prefeitura com a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

A gestão do prefeito interino, Donizete Viaro (MDB), através da Secretaria Municipal de Educação, está oferecendo formação continuada para 105 professores por meio da Ação “Saberes Indígenas na Escola”, trabalho desenvolvido em parceria com Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo é qualificar os educadores do município que atualmente trabalham em sete escolas situadas em seis aldeias indígenas dentro do território do município de Paranhos.

Através do “Saberes Indígenas na Escola”, os professores passam a ter acesso a conhecimentos que ajudam a colocar em prática novas metodologias melhorando a alfabetização dos alunos das etnias guarani e kaiowá. A coordenadora do projeto Elaine Antunes da Silva, disse que a formação continuada é de suma importância para melhorar a educação nas escolas indígenas do município e que se faz necessário agradecer ao prefeito Donizete Viaro pela adesão ao projeto da FAIND/UFGD, destacando também o imprescindível apoio da secretária de Educação de Paranhos, Antônia Tavares Zagonel.

Elaine disse que o projeto conta com o trabalho do professor pesquisador, Pedro Duran, e sete professores/orientadores de estudos: Abigail Vera Duarte, Fidêncio Vera, Genessi Alegre Alves Dias, Jacy Cariz Duarte Vera, Mônica Benites, Nélida Gonçalves e Silvio Pires. A formação continuada, segundo ela, conta com 105 professores cursistas que trabalham em sete escolas das seis aldeias indígenas do município. “Se trata de um avanço na nossa educação municipal, já que através deste trabalho serão elaborados materiais didáticos na língua guarani, que hoje ainda são poucos e isso precisa avançar através desta formação”, disse a coordenadora municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 22h17 - Fonte: Climatempo
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 15°

° Sensação
13.8 km/h Vento
97.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias