Sábado, 19 de Junho de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Cidades Cidades

Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados são definidas em oficina

Documento é elaborado pelo Sebrae, em parceria com gestores municipais e lideranças locais, para nortear a execução do programa na cidade

22/05/2021 08h47
155
Por: Redacao
Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados são definidas em oficina - Foto: Sebrae-Divulgação
Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados são definidas em oficina - Foto: Sebrae-Divulgação

Na última quinta-feira (20), representantes da Prefeitura Municipal Dourados e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial da cidade, reuniram-se com uma equipe do Sebrae/MS, na sede da instituição no município, para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Por conta dos protocolos de biossegurança, o encontro foi restrito a poucos participantes e exigiu o uso de máscaras.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do programa município com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Cleriston Recalcatti, a oficina foi bastante positiva. “O programa é Cidade Empreendedora, então, os beneficiários são os cidadãos, as empresas, as organizações, todos os envolvidos. E esse trabalho que estamos fazendo em conjunto, como é o exemplo de hoje, na oficina em parceria com o Sebrae, vem para trazer as soluções e entregar para o cidadão uma melhor qualidade de vida nessa cidade que é tão próspera. Foi uma manhã muito produtiva e elencamos várias ações que são essenciais para o município”, ressaltou Cleriston.

O consultor do Sebrae, Cleber Pacheco de Almeida, responsável por conduzir a oficina, ressaltou que as ações discutidas durante o encontro têm como principal objetivo fortalecer Dourados, para que o município se consagre, cada vez mais, como Polo Regional. “Dourados hoje já é referência para a região e absorve as demandas dos municípios ao redor, tanto nos setores de varejo e serviços, como nas áreas de inovação e tecnologia, saúde, cultura e agricultura familiar. Então, o trabalho que propomos aqui, vai vir para fortalecer esses seis pontos no município e fazer com que a cidade se consolide, realmente, como um polo na região sul do Estado”, ressaltou Cleber.

De acordo com o consultor, na área do varejo e serviços, por exemplo, as ações a serem implementadas vem de encontro com a necessidade de capacitar os empreendedores e os funcionários dos comércios para melhorar o atendimento e, principalmente, a performance dos negócios. Já no setor da agricultura familiar, é preciso promover a organização dos produtores rurais, para que eles adquiram a documentação adequada para a venda e consigam criar uma logística eficiente de distribuição dos produtos.

Cleber ressaltou que, durante a oficina, os representantes da prefeitura e as lideranças locais mostraram-se empenhados. Segundo o consultor, isso é muito importante, pois o comprometimento de todos é o que vai garantir o sucesso das ações. “A prefeitura está bastante motivada e dedicada em fazer algo diferente que coloque o município na vanguarda do desenvolvimento e as lideranças também. A gente percebe que as propostas trouxeram a esperança de melhorias e novas perspectivas. Ficamos felizes com o engajamento de todos porque é isso que vai fazer com que o projeto tenha êxito”, concluiu Cleber.

Plano de Desenvolvimento Econômico

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Dourados. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 22h17 - Fonte: Climatempo
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 15°

° Sensação
13.8 km/h Vento
97.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias