Sexta, 23 de Abril de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Polícia POLÍCIA

Autoridades de segurança e comerciantes se reúnem na ACEPP para traçar plano de combate a assaltos

Ação de bandidos tem gerado pânico entre a população e grande preocupação aos comerciantes

08/03/2021 07h59
131
Por: Redacao
utoridades de segurança e comerciantes se reúnem na ACEPP para traçar plano de combate a assaltos
utoridades de segurança e comerciantes se reúnem na ACEPP para traçar plano de combate a assaltos

O número de assaltos a pequenos comércios, a transeuntes e ocupantes de motocicletas de todos os portes tem crescido vertiginosamente nesse começo de ano em Ponta Porã, sobretudo no entorno na área central, com destaques para os bairros Ipês e Planalto.

Isso tem gerado pânico entre a população e grande preocupação aos comerciantes (vítimas potenciais) diante da frequência em que os fatos têm ocorrido e a aparente insolvência por força dos aparatos de segurança pública.

A violência generalizada dos últimos dias acabou provocando uma reunião entre autoridades locais e comerciantes do quadrilátero central e dos bairros, na última quinta-feira (04) na sede a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), com foco na elaboração de planos que contenham a ação dos marginais. A iniciativa da ACEPP foi decorrente da ampla procura por associados que possuem firmas localizadas nos bairros ao Sul e ao Norte a cidade.

Estiveram presentes a presidente da ACEPP, Fabricia Dias, o secretário municipal de Segurança Pública,  Marcelino Nunes de Oliveira, o tenente-coronel QOPM Ozevaldo Santos de Melo, comandante do 4º BPM, a major QOPM Luciane Gonçalves do 4º BPM, o presidente do Grupo Defensores da Fronteira, Amauri Ozório Nunes, o comandante da GCMFRON, Juliano Luiz Perez Gomes, e os comerciantes Sergio Carlos Schruber e Mariza Maria de Moura entre outros.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel QOPM Ozevaldo Santos de Melo, destacou que mesmo que os eventos estejam viralizando nas redes sociais e dos canais de mídia, nem a PM, nem a Polícia Civil têm registro oficial dos episódios, em virtude das vítimas não efetuarem os boletins de ocorrência, o que dificulta um embasamento legal para que se possa solicitar reforço no contingente efetivo.

Ele acrescentou que é possível, inclusive, efetuar os BO’s pelo sistema virtual. Aliás, é bom citar que a Polícia Civil do MS ampliou recentemente o leque de opções dos tipos de crimes que podem ser comunicados via internet.

Durante o encontro, o trabalho da PM foi alvo de elogios e de congratulações por parte dos participantes, assim como o da Guara Civil Municipal, que além de ter que impedir a aglomeração de pessoas em eventos festivos que insistentemente ocorrem, tem reforçado com êxito o advento da segurança pública dentro de suas limitações.

Em resumo, para que a ação das forças de segurança pública seja mais efetiva e eficaz é preciso que haja comunicação imediata dos fatos às autoridades, sobretudo diante da peculiaridade de que a fronteira seca facilita em demasia a fuga dos autores.

ASSEMBLEIA

É de se frisar que o assunto já percorre o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma vez que o deputado Pedro Kemp (PT) usou a tribuna, no início da semana, para registrar sua preocupação com a frequência de assaltos registrada na fronteira, solicitando imediato reforço no policiamento.

ACEPP

Por sua vez, a presidente da ACEPP, Fabrícia Dias, voltou a colocar a entidade à disposição da classe comercial, oferecendo sua estrutura e seus canais de influência para resolver questões ligadas ao tema abordado no encontro de quinta-feira passada, ou outros assuntos de interesse dos associados, indiferentemente da localização dos estabelecimentos comerciais. Todavia, deixou claro que é preciso que todos façam a sua parte. (Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 07h34 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

17° Sensação
24.9 km/h Vento
49.2% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (25/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias