*Edilson José Alves
A eleição para sucessão da presidência do Senado Federal terá dois candidatos na disputa. A senadora sul-mato-grossense, Simone Tebet (MDB), já confirmada como candidata do seu partido. Ela deverá enfrentar o senador Rodrigo Pacheco (DEM-RO), que tem apoio declarado do atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) e conta com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também do Partido dos Trabalhadores (PT), conforme nota divulgada que diz o seguinte: “A Bancada do PT no Senado, considerando a grave situação econômica, social e política do país; e, considerando a necessidade de reforçar a institucionalidade e a legalidade democráticas no âmbito do Estado brasileiro, decidiu por unanimidade apoiar a candidatura do Senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) para a Presidência do Senado Federal”.
Já Simone Tebet vem trabalhando a sua candidatura, buscando apoio e já teria assegurado os votos do grupo de senadores que formam o bloco “Muda Senado”. Senadores que defendem a operação Lava Jato também estão propensos a ajudar na eleição da senadora sul-mato-grossense. Partidos que já declararam apoio a Pacheco são os que estariam trabalhando para por fim a operação Lava Jato. Alguns são citados em processos que ainda estão sendo investigados.
A eleição do Senado Federal está marcada para o dia 1º de fevereiro. Caso seja eleita, Simone vai ocupar o cargo exercido pelo seu pai, o falecido senador Ramez Tebet (MDB), que foi eleito em 20 de setembro de 2001 com 41 votos para a presidência do Senado. Naquela oportunidade ele substituiu Jader Barbalho (PMDB-PA), eleito em fevereiro do mesmo ano, mas que acabou renunciando ao mandato de senador depois de ser alvo de denúncias de desvios de verbas públicas.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 22° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuva