Uma operação desencadeada nesta sexta-feira, dia 11, reuniu policiais da Delegacia de Polícia Civil de Antônio João, em conjunto com guarnições do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada em Repreensão aos Crimes de Fronteiras) e Polícia Militar, com apoio operacional e logístico da Receita Federal do Brasil. Foram realizadas diligências nas aldeias indígenas do município, visando tirar de circulação veículos irregulares e coletar informações sobre crimes ocorridos na zona rural.
Segundo Patrick Linares da Costa, delegado titular de Antônio João, o foco da operação foi a retirada do meio de transporte utilizado para a prática de delitos ocorridos no interior das aldeias e das fazendas localizadas na circunscrição da delegacia, considerando a necessidade de coibir crimes patrimoniais e garantir a segurança da população residente fora do núcleo urbano.
A equipe de investigação da unidade apurou que diversos furtos de gado ocorridos recentemente estavam sendo praticados a bordo de veículos de origem estrangeira sem qualquer regularização em território nacional. Tal prática é comum por facilitar a evasão dos criminosos e ocultação à ação das autoridades policiais em razão da ausência de identificação veicular exigida em território nacional.
O delegado informou que os diversos veículos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal e os condutores responderão criminalmente por descaminho, delito contra a ordem tributária consistente em promover a entrada ilegal de bens estrangeiros no país, iludindo a tributação pertinente.
Além das apreensões veiculares, foram realizadas diligências de cunho investigativo a serem mantidas em sigilo para a garantia da eficácia das ações policiais na região.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.