O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelos Promotores de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli e Luiz Gustavo Camacho Terçariol, participou de reuniões na quarta-feira (9/12) e na quinta-feira (10/12) com os gestores da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), e com Procuradores do Município e Técnicos em saúde, tendo como pauta a necessidade de reativação emergencial de leitos UTI adulto covid-19.
Segundo a Promotora de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli, essa reunião aconteceu também como resultado da decisão judicial concedendo medida liminar. Em Dourados, até o presente momento, foram reativados 7 (sete) leitos UTI adulto covid-19 no Hospital Universitário – HU/UFGD e estão sendo efetivadas tratativas finais para a reabertura de 10 leitos UTI covid-19 no Hospital da Vida.
É de conhecimento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que, nesta sexta-feira (11/12), estão ocorrendo reuniões na Secretaria Municipal de Saúde para acertar os detalhes da reativação dos leitos. Os Promotores de Justiça reconhecem que a questão envolve inúmeras situações que demandam certo tempo para a concretização das medidas. Por esse motivo, o Ministério Público Estadual peticionará nos autos da Ação Civil Pública, concedendo mais alguns dias para que os leitos sejam disponibilizados.
Enquanto isso, deve permanecer a obrigação do Município de Dourados quanto ao transporte imediato de pacientes para outros locais com disponibilidade de leitos, caso seja necessário em razão da ocupação total dos já disponibilizados.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.