Sexta, 22 de Janeiro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Saúde SAÚDE

Médicos cubanos são reintegrados em cinco cidades de MS

Sem opção e sem médicos em várias cidades, Governo se viu obrigado a apelar reintegrando os médicos cubanos

11/12/2020 08h13
354
Por: Redacao Fonte: Edilson José
Governo Bolsonaro encerrou parceria com médicos cubanos, que agora estão sendo reintegrados
Governo Bolsonaro encerrou parceria com médicos cubanos, que agora estão sendo reintegrados

*Edilson José Alves

Como já era previsto várias regiões do Brasil ficaram sem um único médico depois da saída dos cubanos do programa Mais Médicos, praticamente expulsos do país com a posse do presidente Jair Bolsonaro. Sem opção e sem médicos para atender parte da população brasileira, o Governo decidiu reincorporar 350 profissionais de Cuba para trabalhar em 24 estados brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, cinco médicos cubanos vão atender as cidades de Bandeirantes, Bodoquena, Caarapó, Figueirão e Mundo Novo.

Hoje pela manhã o Repórter MS teve acesso a publicação do Diário Oficial da União que traz a publicação da Portaria Nº 71, de 10 de dezembro de 2020, assinada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, através da qual é divulgada a lista dos nomes e respectivos registros únicos de médicos cubanos reincorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.

No seu artigo primeiro a portaria traz a seguinte informação: “Art. 1º Conceder, com base nos respectivos processos administrativos, registro único para o exercício da medicina, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, aos médicos cubanos reincorporados em 4ª chamada do Edital nº 9 de 26 de março de 2020, indicados na lista constante do Anexo desta Portaria”. No anexo constam os nomes dos médicos e as cidades em que eles vão trabalhar.

Em Mato Grosso do Sul, foram reintegrados os seguintes médicos: Lomberto Ariel Romeu Valle, que vai trabalhar na cidade de Bandeirantes; Lian Ruiz Fernandes, Bodoquena; Gretter Varona Benitez, Caarapó; Luís Alberto Cespedes Laurêncio, em Figueirão; e Reinier Rodriguez Samon, que vai trabalhar em Mundo Novo.

Os 350 profissionais reincorporados ao programa Mais Médicos do Brasil trabalharão em municípios de 24 estados, entre eles, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 08h33 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

21° Sensação
19.6 km/h Vento
72.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias