Sexta, 15 de Janeiro de 2021
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Política POLÍTICA

Em Brasília, Reinaldo Azambuja pede criação do FCO do Pantanal

O FCO é um fundo de crédito para empresas e produtores rurais

02/12/2020 09h05
180
Por: Redacao
Reinaldo Azambuja durante reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho
Reinaldo Azambuja durante reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

Uma linha de crédito específica para o Pantanal foi assunto de reunião entre o governador Reinaldo Azambuja e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, terça-feira (1).

A ideia é destinar uma parte do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste para a área. O FCO é um fundo de crédito para empresas e produtores rurais criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Foi uma reunião muito produtiva e que tecnicamente ainda vai ser discutida no âmbito da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) para levar esses recursos para o Pantanal, pela importância da região”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, afirmou que o ministro mostrou-se favorável ao pedido. “A proposta é colocar a planície pantaneira com uma área prioritária para o FCO Pantanal, colocando 4% do total de recursos, ou R$ 240 milhões. O ministro acatou muito bem. Estamos discutindo tecnicamente há algum tempo e isso vai ser submetido à reunião dos governadores do Condel [Conselho Deliberativo da Sudeco] no dia 7”, disse. 

Outro projeto discutido com o ministro Rogério Marinho foi a revitalização do rio Taquari. A Secretaria Nacional de Bacias Hidrográficas é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck apresentaram o levantamento do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) sobre os impactos ambientais. O governador também solicitou a criação de um comitê da Bacia do Rio Taquari.

O encontro contou com a participação do deputado federal Beto Pereira e do senador Nelsinho Trad, que é o coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul.

Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck também fizeram uma reunião com a ministra Tereza Cristina. Eles discutiram convênio na área da agricultura familiar, priorizando regularização fundiária, e fizeram uma avaliação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 20h51 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

25° Sensação
8.1 km/h Vento
79.3% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias