Sexta, 04 de Dezembro de 2020
Mato Grosso do Sul (67) 99257-6730
Saúde SAÚDE

Saúde apresenta panorama sobre a Dengue em MS

Também foram apresentados dados sobre Chikungunya e Zika a secretários municipais de saúde

18/11/2020 08h09
116
Por: Redacao
Saúde apresenta panorama sobre a Dengue em MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde, realiza nesta quarta-feira (18), a segunda rodada de webinários sobre as ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, que integram a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”. O tema em pauta será: ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’. A web será transmitida às 14h30, via Telessaúde.

Na oportunidade, os técnicos da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde da SES irão apresentar balanço referente às 10 últimas semanas e de como está situação epidemiológica das arboviroses nos 79 municípios do Estado. Durante o encontro, será apresentado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) e questões ligadas aos insumos.  

Segundo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Rafael Rodrigues Silva, durante o período, alguns municípios apresentaram ligeiro aumento no número de casos notificados de Dengue. “Vamos pedir para que os municípios intensifiquem as ações de retiradas de depósitos predominantes e que possam acumular água”.

Segundo a Diretora-Geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, os técnicos devem abordar a importância de os municípios terem equipes de controle de vetores estruturadas, com quantitativo de RH suficiente para a execução de todo o serviço sem desvio de funções. “Esse é um dos principais problemas que encontramos, RH deficitário ou agentes com desvio de função, deixando de realizar a visita domiciliar para atender outras funções administrativas”.

Confira outros webinários previstos:

- 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

- 24 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Manejo clínico da Dengue em tempos de Covid-19, ministrada por Andyanne Tetila, da UFDG/SES.

- 27 de novembro, às 14h30, acontece a web: ´Dengue, Zika e Chikungunya e os desafios enfrentados no momento da pandemia, ministrado pelo enfermeiro Everton Ferreira Lemos, do Coren/MS.

- 26 de novembro, às 14h30, acontece a web: 'Sobre a Febre Amarela Humana, Animal e Imunização', ministrada gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener; Gerente de Zoonoses da SES, Rafael Ovidio; e Gerente Técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 20h56 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

22° Sensação
10.9 km/h Vento
78.1% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias