Uma complexa operação desencadeada sexta-feira, dia 22, teve como objetivo dar cumprimento ao mandado de prisão de Fábio Dornaldo de Moraes Schultz, conhecido pelo apelido de "Gordinho" que estava foragido da justiça, com nome presente na difusão vermelha (red notice) da Interpol. O alerta internacional permite que policiais dos países membros da organização realize a detenção provisória de uma pessoa e realize a sua extradição para o país em que haja ordem de prisão por condenação criminal ou processo em andamento.
O extraditado estava no Paraguai, é considerado segundo a Polícia Federal de alta periculosidade e possui prisão decretada em razão de sentença condenatória por homicídio qualificado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e outro por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo pela Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, há informação de sua possível atuação em organização criminosa voltada para o tráfico de drogas.
A operação foi iniciada com o recebimento do preso no posto de fronteira entre o Brasil (Foz do Iguaçu) e o Paraguai (Ciudad del Este), localizado na Ponte Internacional da Amizade. Um forte aparato policial foi montado desde a saída de Gordinho do Paraguai; passando pelo exame de corpo de delito; translado para o Aeroporto, embarque em aeronave; e, por fim, seu recebimento na Cadeia Pública no Rio Grande do Sul.
O sucesso da ação Policial foi possível graças ao intercâmbio de informações entre Brasil e Paraguai, o que viabilizou a operacionalização da extradição a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão em aberto no Brasil.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuva