SICREDI ANTÔNIO JOÃO
ECONOMIA

Quinta-feira amanhece com chuva e fronteira aberta

Depois de sete meses comerciantes respiram aliviados com reabertura da fronteira

15/10/2020 08h43
Por: Redacao
343
Fronteira foi reaberta oficialmente desde as primeiras horas desta quinta-feira - Fotos: Luiz Carlos Gonzalez
Fronteira foi reaberta oficialmente desde as primeiras horas desta quinta-feira - Fotos: Luiz Carlos Gonzalez

*Edilson José Alves

Depois de um longo período fechada a fronteira de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero amanheceu aberta nesta quinta-feira. Desde às 5 horas os veículos começaram a cruzar de um lado para o outro e a reabertura trouxe novo ânimo para os lojistas que enfrentam a maior crise econômica da história.

Durante sete meses o comércio de Pedro Juan Caballero ficou fechado para os brasileiros. Sem seus principais clientes, muitos lojistas demitiram funcionários e outros não suportaram os prejuízos e acabaram fechando suas lojas. A reportagem do Repórter MS também apurou que alguns comerciantes transferiram seus negócios para o lado brasileiro em virtude do bloqueio fronteiriço.

Hoje pela manhã o Repórter MS teve acesso a um comunicado feito em conjunto pelos governos brasileiro e paraguaio. Nele, os dois países ressaltam a importância da reabertura do comércio, mas informam sobre a necessidade de se impor protocolos sanitários de acordo com a legislação de cada país para evitar a propagação da Covid-19.

Brasil e Paraguai também informam no comunicado feito de forma conjunta que é preciso avançar na construção de uma nova ponte unindo os dois países. A ponte citada é a que vai unir a cidade de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, com investimento estimado em mais de R$ 400 milhões. A obra faz parte do corredor bioceânico e será custeada pela Itaipu binacional.

Em seu Twitter o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, informou logo cedo que as fronteiras de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, assim como de Ciudad del Este com Foz do Iguaçu já estavam abertas e que a partir de agora é necessário que cada cidadão seja responsável em cumprir as medidas sanitárias. Ele disse que a reabertura do comércio representa a reativação econômica dessas regiões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 05h52
21°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 20°
21°

Sensação

17.6 km/h

Vento

70.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas