Mais de 300 empresários, gerentes, e vendedores participaram de capacitações gratuitas sobre atendimento, vendas e produtividade durante o “Torra Estoque” realizado pelo Sebrae/MS, em Dourados. O ciclo de quatro palestras, iniciado em 17 de outubro foi encerrado quarta-feira (6) com a presença do especialista em vendas Fred Rocha, de Montes Claros (MG), que abordou técnicas e estratégias para que o comércio local possa ampliar nas liquidações de fim de ano, com o tema “Black Fred! Sua Melhor Black Friday!”.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Maria Isabel Schierholt, a programação possibilitou o fortalecimento dos empreendedores. “A promoção do ‘Torra Estoque’ teve um impacto significativo na capacitação dos empresários, especialmente no setor de varejo. O evento trouxe conteúdos estratégicos para aprimorar práticas de vendas e atendimento, ajustando-se às necessidades de uma época essencial para o faturamento do comércio”, ressaltou.
O “Torra Estoque” foi promovido no Shopping Avenida Center e contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados (CDL), da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom Dourados) e da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems).
“Foi muito importante o Shopping Avenida Center participar desta ação do Sebrae, porque sempre buscamos proporcionar conhecimentos atualizados, ainda mais nesse período de Natal, que é a principal data do varejo. Todo ano promovemos uma palestra neste sentido para os nossos lojistas e por meio desta parceria, conseguimos estender para o comércio em geral”, pontuou a coordenadora de marketing do Shopping, Patrícia Greffe.
Segundo a gerente comercial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados (CDL), Michelle Viebrantz Silveira Vieira, o trabalho em conjunto foi relevante para levar conhecimento para o comércio local. “É fundamental a união das nossas entidades para possibilitar um treinamento significativo como este, com palestras de alta qualidade que beneficiam tanto os empresários quanto os colaboradores. Na minha opinião, o Torra Estoque trouxe contribuições valiosas para que o comércio desenvolva estratégias eficazes, capazes de gerar resultados positivos neste período de maior fluxo de clientes”, expôs.
Conhecimento que transforma
Na palestra “Black Fred! Sua Melhor Black Friday!”, o apresentador do programa “Empreender” da Rede Globo e autor dos livros “ManUAU do Novo Varejista” e “O Novo Jeito de Vender”, compartilhou técnicas e estratégias para serem utilizadas neste período de maior fluxo de vendas e também apresentou dicas úteis independentemente da época do ano.
Logo no início, Fred Rocha destacou que, diferentemente do Natal, quando o foco é presentear, a Black Friday atende a desejos pessoais dos clientes, e os lojistas devem aproveitar a “sensação de oportunidade única” para agregar valor além de simples descontos.
“Além disso, se você não tem condições de ter um preço menor, ofereça outra vantagem ao cliente, por exemplo, venda tempo. Tempo é um dos bens mais valiosos na atualidade e você pode vender tempo através de entregas mais rápidas ou até mesmo entregando o produto na hora, diferenciando-se das vendas pela internet. O cliente precisa voltar, então estimule novas compras, oferecendo cupons de descontos para serem usados em determinado período, por exemplo”, pontuou Fred.
Quem participou da palestra como a empresária Renata Becker, da RB Assessoria e Consultoria, destacou a importância das informações trazidas para os empreendedores. “Mesmo atuando com assessoria e consultoria empresarial, considero esses eventos fundamentais para gerar insights em qualquer negócio. Como o Fred Rocha disse: ‘somos todos vendedores o tempo todo’. Essas pílulas de conhecimento são valiosas”, disse.
Além da palestra de Fred Rocha, o “Torra Estoque” promoveu em Dourados outras três palestras que abordaram diferentes temas: “Atendimento como maior referencial”, “Habilidades práticas de um novo vendedor”, “Como aumentar sua produtividade em vendas”. Dirigindo dois empreendimentos, a Pomposa Fashion, de produtos cosméticos profissionais para cabelos, e a Favoritos Salgados Gourmet, Janaína Oliveira participou de todas elas e reforça a diferença que os conteúdos irão fazer no dia a dia.
“Vou aproveitar muito do que aprendi nos meus dois negócios. Consegui várias ideias sobre como aplicar estratégias para vender mais, montar kits, oferecer cupons e negociar com fornecedores. Foi como um start na mente! Enfim, apesar do curto prazo de tempo, vou correr atrás do que é viável. Tem muita coisa que eu anotei que eu vou colocar em prática. Tenho certeza que vai dar tudo certo agora nesta Black Friday e que não será uma ‘black fraude’”, relatou.
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