Anúncio
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Amambai e UEMS garantem aulas remotas a acadêmicos de aldeias

Prefeito vai adequar espaços nas Escolas das Aldeias Amambai e Limão Verde

21/05/2020 16h38Atualizado há 4 meses
Por: Redacao
1.935
Parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira
Parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira

Parceria firmada, na manhã desta quinta-feira (21), entre a Prefeitura de Amambai e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) garante o auxílio na adequação necessária dos espaços das Escolas das Aldeias Amambai e Limão Verde para a realização das atividades remotas de, aproximadamente, 120 acadêmicos(as) indígenas dos cursos da UEMS de Amambai e Ponta Porã.

O Prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, recebeu em seu Gabinete, a Comissão de organização dos espaços para atividades e aulas remotas nas Aldeias do Município de Amambai. Junto com a Secretária de Educação de Amambai, Zita Centenaro, o Prefeito se comprometeu em auxiliar os acadêmicos. Segundo o Prefeito, a partir do início da próxima semana as instalações das Escolas nas Aldeias estarão adequadas para receber os acadêmicos para a realização das atividades remotas.

As atividades remotas deverão ser ofertadas em conformidade com a proposta aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEMS, no dia 19 de maio, que prevê a volta das atividades letivas da por meio remoto.

De acordo com o professor da UEMS, Fabricio Antonio Deffacci, coordenador do Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, de Ponta Porã, as parcerias entre a UEMS e a Prefeitura de Amambai novamente promoveram uma conquista social e, neste caso, direcionada para as comunidades indígenas do município de Amambai.

“É importante enfatizar que o primeiro passo foi dado no sentido de abrir oportunidades, mas será agora muito importante a união de toda a comunidade acadêmica com a comunidade indígena. A elaboração dos conteúdos e a efetivação do processo de ensino-aprendizagem será o próximo desafio. O Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS tem muito a agradecer ao poder público de Amambai pela parceria e à comunidade indígena pela recepção das propostas de continuidade dos estudos por meio das atividades remotas”, disse Fabricio Deffacci.

Ele ainda destaca o papel central do Movimento Estudantil no diálogo aberto pelo DCE de Dourados e Ponta Porã e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UEMS de Amambai, além da presença da Rádio Comunitária Auxiliadora FM 105.9 nas ações.

“No momento conturbado em que o mundo passa, ações como essa fazem acreditarmos que o mundo ainda tem solução e que o ser humano, ao invés de criticar o que é feito, procura junto às autoridades competentes, soluções para os desafios”, ressaltou Verginia Miranda, representante do DCE/UEMS em Ponta Porã.

Participaram da reunião o Prefeito Dr. Bandeira, a Secretária de Educação Zita Centenaro, e a comissão de Organização dos Espaços, composta por Fabricio Antonio Deffacci (Coordenador do Mestrado na UEMS), José Brites dos Santos (acadêmico do Mestrado), Jayson de Souza Morais (Representante da Comunidade Indígena e egresso da UEMS/Amambai), Fernando Ricarte Silva (Acadêmico de Ciências Econômicas da UEMS e representante da Associação Guapoy) Flávio Rodrigues Lhopes (Representante da Gerência da UEMS/Amambai).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 11h45
29°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 16°
31°

Sensação

20 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas