Anúncio
P.Porã/Pedro Juan

Separação de cidades gêmeas causa trauma psicológico

Cerca de arame farpado divide dois povos que vivem como apenas um

26/03/2020 11h56Atualizado há 2 semanas
Por: Redacao
Fonte: Edilson José
1.124

*Edilson José e Luiz Carlos Gonzalez

Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são consideradas cidades gêmeas. Apesar de se tratar de dois países, os povos vivem como um só e a partir deste costume surgiu a denominação brasiguaio, que é o cidadão fronteiriço. A integração é tão grande que existem comerciantes paraguaios com negócios no lado brasileiro e vice-versa. Da mesma forma, brasileiros atravessam a linha para estudar no Paraguai e os paraguaios frequentam aulas em escolas brasileiras.

Desde que surgiu o coronavírus covid-19 na América do Sul, países como Argentina e Chile tomaram providências para evitar a entrada de estrangeiros. Mas, a decisão de cercar a linha imaginária que divide Brasil e Paraguai na divisa de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero causou hoje cedo forte comoção. Muitos com medo da doença observavam de longe a colocação de estacas e arame farpado, todos estarrecidos com a divisão.

Dona Emiliana Gutierrez, uma senhora paraguaia que pediu para não ser fotografada contou ao Repórter MS que nasceu em Pedro Juan Caballero e até hoje com a experiência de 70 anos vividos na fronteira nunca havia visto uma ação tão forte. Está parecendo que vão dividir dois povos que sempre viveram como se fosse um só, sempre com muita alegria, paz e fraternidade. Acredito que isso vai gerar um trauma. Estou sentida e toda a minha família chora ao ver essa divisão”, disse.

A moradora de Pedro Juan Caballero fala que o governo do Paraguai está agindo de forma enérgica para impedir a ação do coronavírus no país, mas que algumas pessoas parecem ainda não acreditar. Ela disse que no Paraguai as famílias estão cumprindo a quarentena dentro de casa e acredita que os brasileiros deveriam fazer o mesmo. “Acho que ninguém deve ir para as ruas. Só saio para buscar remédio e volto para a minha casa”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ponta Porã - MS
Atualizado às 20h04
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 26° - Mínima: 13°
21°

Sensação

15 km/h

Vento

60%

Umidade

Fonte: Climatempo
Prefeitura Municipal de Amambai
Câmara Municipal de Ponta Porã
Municípios
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Últimas notícias
Mais lidas