Sexta, 19 de abril de 2019
Mato Grosso do Sul - (67) 99257-6730
Educação

05/04/2019 às 07h03 - atualizada em 04/04/2019 às 19h47

168

Redacao

Ponta Porã / MS

Educação oferece palestras com temas relacionados à violência e saúde mental
“Saúde mental e educação: uma interlocução necessária”
Educação oferece palestras com temas relacionados à violência e saúde mental
Saúde mental e educação: uma interlocução necessária” foi enfoque de palestra organizada pela Coordenadoria de Psicologia Educacional

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio Coordenadoria de Psicologia Educacional (CPED), realizou início desta semana no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande, a Roda de Conversa intitulada: “Saúde mental e educação: uma interlocução necessária”. A iniciativa contou com cerca de 130 diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).


De acordo com a coordenadora da CPED, Paola Nogueira Lopes, o intuito é planejar, com a participação dos gestores, estratégias de aprendizagem relativas ao atendimento educacional das crianças e adolescentes. “Diante dos fatos ocorridos no cenário nacional e da necessidade de orientar e esclarecer as escolas estaduais, sobre temas relacionados à violência e questões que envolvam saúde mental, convidamos os diretores e coordenadores da REE para primeira roda de conversa de 2019 sobre o papel da escola nos atuais contextos de intimidação violenta e agressão física”, disse Paola.


O superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Queiroz Daher, mencionou que a escola é um espaço de socialização por excelência, que possibilita aos estudantes o encontro com um universo além do ambiente familiar. “Pela variedade de estilos, culturas e valores, a escola também se caracteriza como um espaço de conflitos e, aprender a lidar com esses conflitos escolares, de forma assertiva, é essencial para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e de um ambiente escolar sustentável, portanto esta roda de conversa com diretores é essencial”, mencionou Hélio.


Para o diretor, Cláudio Morinigo Ribeiro, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, as orientações, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos são de extrema importância. “Nossa escola completa, em 2019, 97 anos de funcionamento, temos quase 2 mil estudantes, uma demanda, na qual, orientações para solucionar conflitos e desenvolver um bom relacionamento é essencial, principalmente na interlocução da saúde mental”, relatou o diretor.


Na avaliação do coordenador pedagógico, Izadir Francisco de Oliveira, a roda de conversa confirmou o trabalho realizado com professores e coordenadores da EE Joaquim Murtinho. “Ao perceber, quando o aluno demonstra algum problema, fazemos acolhida e, na medida do possível, os encaminhamentos, fortalecendo, assim, o trabalho em conjunto com os psicólogos das universidades que, toda semana, fazem trabalho de coletividade, sociabilidade, orientação vocacional e encaminhamento para trabalho individual. A situação teve momento para discutirmos os casos de jovens que vêm com laudo ou demonstram problemas não identificados, para que possamos encaminhar da melhor forma possível”, finalizou.


A roda de conversa contou com palestra da psiquiatra Mariana Pereira Rosa Soares, do Centro do Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS), além de análises diagnósticas de algumas situações com psicólogos da Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED, que serão disponibilizadas para diretores e coordenadores pedagógicos da REE em todo Estado, por sistema de vídeo. Os diretores receberão, ainda, um manual de orientação sobre a rede de atendimento, para tratar sobre temas relativos à autolesão, suicídio, abuso sexual e dependência química.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium