UEMS/Amambai: XII Semana Acadêmica de História começa hoje


 Neste dia 19 de maio, a UEMS – Unidade de Amambai irá promover a XII Semana Acadêmica de História. Com o tema “O Bandeirismo na Historiografia Brasileira”, o evento tratará da importância dos Bandeirantes na história nacional. Na edição deste ano, haverá conferência e mesas que mapearão a questão, visando identificar os rastros e vestígios das bandeiras pelo sertão, explorar alguns de seus partícipes e intérpretes, bem como o processo de ocupação do atual Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O evento irá promover, ainda, oficinas e abrirá espaço para apresentação de trabalhos e pesquisas acadêmicas.

O cronograma de atividades segue abaixo:

Segunda-feira (19/5):

19h – Cerimônia de Abertura

19h30 – Conferência Os bandeirantes na historiografia Brasileira, com o professor Antônio Celso Ferreira (Unesp/Assis).

Terça-feira (20/5):

19h – Mesa: As bandeiras e seus intérpretes: Afonso de Taunay e Virgílio Correa Filho, com o professora Karina Anhezini (Unesp/Assis) e professora Carla Centeno (UEMS).

Quarta-feira (21/5):

19h – Mesa: O movimento das bandeiras: atores sociais e periodização, com o professor Paulo Roberto Cimó Queiroz (UFGD) e professora Nauk Maria de Jesus (UFGD).

Quinta-feira (22/5):

19h – Apresentação Cultural do grupo de dança Arandu – Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (Jica). 19h30 – Oficinas.

Sexta-feira (23/5):

19h – Apresentação Cultural: Viola e Violão, com Fábio Luiz.

19h30 – Atividades, Apresentação de Trabalhos, Pesquisas e Comunicações.

Das inscrições

As inscrições estão disponíveis até o próximo dia 20 e poderão ser realizadas no hall da unidade, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Os valores de inscrições serão de R$ 20,00 para acadêmicos e R$ 30,00 para professores.