Murilo abre nesta quarta o 1º Encontro Regional dos Povos Indígenas


Vila Olímpica da Aldeia Bororó vai sediar jogos que fazem parte da Semana dos Povos Indígenas

Vila Olímpica da Aldeia Bororó vai sediar jogos que fazem parte da Semana dos Povos Indígenas

Dando continuidade à programação da Semana dos Povos Indígenas será aberto nesta quarta-feira, à 7h, o 1º Encontro Regional dos Povos Indígenas. O evento, organizado pela Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas, no NAM (Núcleo de Atividades Múltiplas) da Aldeia Jaguapiru, terá a presença do prefeito Murilo.

Haverá café da manhã, apresentações culturais e homenagem ao prefeito Murilo, ao vereador Aguilera de Souza, à professora Bazé, ao presidente do Rotary Guaicurus Julio Saldivar, Jeferson Pereira, procurador do Ministério Público do Trabalho, e aos pioneiros indígenas Augustinho Gonçalves, Júlio Souza, Guilherme Felipe Valério e Tereza Espíndola.

O tema do encontro será “Sustentabilidade, Organização e Direitos dos Povos Indígenas”. Também acontece a 1º Feira Cultural.

JOGOS
A programação da Semana dos Povos Indígenas segue na quinta-feira com a abertura dos jogos indígenas. Vão participar moradores das aldeias do município. A abertura oficial será às 9h, no “campo do Rodolfo”, perto da rotatória na Aldeia Jaguapiru.

Durante a abertura, o prefeito Murilo será novamente homenageado pela comunidade indígena. Também haverá apresentações de danças indígenas, rezas e apresentação de grupo de capoeira.

De acordo com os coordenadores do evento, Kika “Mboruvixa” Nogueira e Laucídio Flores, os jogos serão disputados em várias modalidades, entre as quais sambo (dança típica com competição), tiro de arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força misto, futebol de campo (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), voleibol misto, corrida rústica e salto à distância (masculino e feminino). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento.

SEMANA INDÍGENA
A Semana dos Povos Indígenas em Dourados começou no dia 12, com a eleição da Miss e Mister Indígena 2014. O concurso foi realizado na Vila Olímpica, com a participação de 20 concorrentes, sendo dez meninas e dez meninos.

Os vencedores foram os jovens Cintia Moraes Souza, 17, e Rocleiton Ribeiro Flores, 19, ambos da etnia terena e moradores na Aldeia Jaguapiru. O concurso foi organizado pela Prefeitura de Dourados em parceria com a Prefeitura de Itaporã e Unigran.

Cintia Moraes, vencedora do concurso deste ano, vai participar do 1º Miss Brasil Indígena, que será realizado em 14 de setembro, em Brasília. O mister indígena vencedor em Dourados, Rocleiton Ribeiro Flores, também estará presente no evento na capital federal, para coroar a miss indígena nacional.

Ainda durante esta semana acontecem palestras enfocando a cultura indígena, saúde, educação, entre outros temas. As comemorações terminam no sábado, com uma confraternização na Escola Municipal Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, com a participação de moradores das três aldeias (Jaguapiru, Bororó e Panambizinho).