Exposições de projetos marcam 2º dia da Semana do Meio Ambiente em Dourados


Exposições de projetos de educação ambiental, oficinas com materiais recicláveis, ecovisitas, mesa redonda, apresentação cultural e minicursos marcam o segundo dia da XIV Semana do Meio Ambiente e a XVII Eco Dourados, que estão sendo realizadas pela prefeitura através do Imam (Instituto de Meio Ambiente), na Unigran.

O início dos eventos aconteceu na quarta-feira com ações na Praça Antônio João durante toda a manhã. À noite, no plenário da Câmara de Vereadores, teve abertura oficial. O diretor-presidente do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev, fez a abertura com uma palestra sobre desenvolvimento sustentável.

Em seguida houve mesa redonda sobre “Zoneamento ecológico e econômico do Mato Grosso do Sul”, tendo como palestrante Tito Carlos Machado, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O vereador Madson Valente, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, foi o mediador.

Estiveram presentes dezenas de estudantes e ambientalistas, entre eles o presidente do Comdam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Ataulfo Stein, representantes de universidades, além dos vereadores Alan Guedes, Raphael Matos e Elias Ishi.

Ações desta quinta-feira na Unigran tiveram início às 8h com exposições de projetos de educação ambiental e oficina com materiais recicláveis. Também serão feitas “ecovisitas” à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Graxinim, Córrego Laranja Doce, propriedade de agricultura orgânica e Oca Ambiental.

Outra ação desta quinta-feira é o plantio simbólico de espécies nativas no Parque Rego D’Água, no Jardim Água Boa. Das 18h às 19h ocorrem as apresentações de trabalhos científicos, em seguida apresentação cultural. Às 19h30 acontece a mesa redonda “Dourados em Desenvolvimento: Desafio e Oportunidades”.

Nesta sexta-feira, dia 6, a programação também será na Unigran, das 8h às 20h20. De manhã acontece a exposição de projetos de educação ambiental e oficinas com materiais recicláveis.

Das 18h às 19h tem apresentação de trabalhos científicos e em seguida apresentação cultural. Às 19h20 será feita a entrega do troféu Marco Verde 2014. Às 20h20 tem mesa redonda com o tema “Tecnologias Ambientais, produção e consumo sustentáveis”.